segunda-feira, 21 de março de 2011

Atas das reuniões da AEL Jorge Amado de fevereiro e março de 2011.

11/02/2011 – 1ª reunião da AEL Jorge Amado da Emef Prof. Nelson Pimentel Queiroz do ano de 2011.
Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e onze, os acadêmicos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Jorge Amado reuniram-se com os professores coordenadores, Prof. Valmi e profª Maria Aparecida, no período de 11h55min às 13h25min.
No início da reunião, o prof. Valmi explicou aos acadêmicos como serão as reuniões da AEL em 2011. Recordou para os acadêmicos algumas regras de conduta, como ser pontual, saber ouvir o outro com respeito e atenção, ou seja, ter uma postura acadêmica.
Como neste dia chegaram quatro novos acadêmicos, Guilherme da Cunha Alves, Joyce Regina Sales, Stephani Lemos e Alexandre César Pereira La Pastilha, o prof. Valmi explicou-lhes rapidamente como funcionam as reuniões da AEL e também a respeito dos passeios que os acadêmicos fazem.
Após isso, os prof. Valmi disse aos acadêmicos que em 2011 iremos retomar algumas atividades que fazíamos em 2010, como cantar a “Canção da paz” no início da reunião e praticar alguns exercícios de relaxamento e de respiração também no início das reuniões.
Na sequência, o prof. Valmi disse aos acadêmicos que, neste ano letivo, eles farão trabalhos em grupos, pesquisas na Internet na sala de informática da escola, leituras, seminários, saraus e passeios.
A seguir, o prof. Valmi explicou que, em 2011, a AEL fará dois eventos muito importantes: na semana de 9 a 13 de maio, aniversário da AEL Jorge Amado, organizaremos alguns eventos comemorativos e, na semana de 8 a 12 de agosto (o aniversário de nascimento de Jorge Amado é no dia 10/08), faremos uma semana cultural.
Após isso, o prof. Valmi disse que, até o final do ano, a AEL fará pelo menos quatro passeios. Sugeriu visitas aos seguintes locais: Museu do Futebol, Parque do Ibirapuera, Museu do Ipiranga, Museu da Casa Brasileira, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, cinemas e teatros. O professor fez uma votação e os acadêmicos deram dez votos para o Museu do Futebol, oito para o Parque o Ibirapuera, quatro para o Museu do Ipiranga, dois para o Museu da Casa Brasileira, um para a Biblioteca Pública e todos votaram a favor de ir ao cinema e ao teatro.
Na sequência, os acadêmicos leram o conto “Os três irmãos ou as relíquias da morte”, de J.K. Rowling. O texto foi comentado e, a seguir, os acadêmicos assistiram à parte do filme “Harry Poter e as relíquias da morte” que mostra os episódios tratados nesse conto. Assim, a reunião foi encerrada.





18/02/2011 – segunda reunião da AEL Jorge Amado da Emef Prof. Nelson Pimentel Queiroz do ano de 2011.
Aos dezoito dias do mês de fevereiro de dois mil e onze, os acadêmicos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Jorge Amado reuniram-se com os coordenadores, Prof. Valmi e Profª Maria Aparecida, no período de 11h55min às 13h25min.
A reunião foi iniciada com mais ou menos dez minutos de prática de exercícios de relaxamento e de respiração.
O Prof. Valmi, em seguida, fez com os acadêmicos uma dinâmica. Entregou a eles uma folha para eles responderem as seguintes perguntas: 1ª O que é mais importante na sua vida? 2ª O que você faz para manter o que é mais importante na sua vida? 3ª Do que você mais gosta na AEL? 4ª O que você faz para manter o que você mais gosta na AEL? 5ª Do que você menos gosta na AEL? 6ª O que você faz para solucionar o que você não gosta?7ª O que você propõe para o funcionamento da AEL em 2011?
Quando os acadêmicos terminaram essa atividade, alguns deles leram poemas. O acadêmico Leandro leu o poema “Neologismo” de Manuel Bandeira. O texto foi discutido. A seguir, o acadêmico Alexandre César leu “Menina selvagem”, de Henriqueta Lisboa. O texto foi comentado. Após isso, o acadêmico Elízio contou para todos “O conto dos três irmãos ou as relíquias da morte”, de J. K. Rowling. E, por último, o acadêmico Carlos Eduardo (Kadu) leu o conto “Os três conselhos”. Os textos foram comentados e a reunião foi encerrada.

25/02/2011 – terceira reunião da AEL Jorge Amado da Emef Prof. Nelson Pimentel Queiroz d0 ano de 2001.
Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e onze, os acadêmicos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Jorge Amado reuniram-se com os coordenadores, Prof. Valmi e Profª. Maria Aparecida, no período de 11h55min às 13h25min.
A reunião foi iniciada com a prática de exercícios de relaxamento e de respiração seguida pelo canto da “Canção da paz”.
A seguir, foi realizada a leitura do conto “O lago dos cisnes”, conto de fada alemão, atribuído a E.T.A. Hoffmann. Cada acadêmico leu um parágrafo do texto. Após isso, todos ouviram a música “Valsa de ‘O Lago dos Cisnes’”, de Piotr. Tchaikovsky.
Na sequência, o Prof. Valmi leu a biografia de José Paulo Paes e os acadêmicos começaram a leitura de poemas. A acadêmica Stephanie leu “Canção do Exílio”, de José Paulo Paes. O Prof. Valmi explicou que esse poema foi escrito para homenagear o poeta Antônio Gonçalves Dias que escreveu um poema com o mesmo título no século XIX. Após isso, a acadêmica Joyce leu o poema “Ode” de José Paulo Paes. O poema foi discutido por todos. Por último, o acadêmico Leandro leu o “Poema do beco”, de Manuel Bandeira. Todos comentaram o poema e a reunião foi encerrada.

04/03/2011 – quarta reunião da AEL Jorge Amado, da Emef Prof. Nelson Pimentel Queiroz do ano de 2011.
Aos quatro dias do mês de março do ano de dois mil e onze, os acadêmicos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Jorge Amado reuniram-se com os coordenadores, Prof. Valmi e Profª Maria Aparecida, no período de 11h55min às 13h25min.
No início da reunião, os acadêmicos preencheram uma ficha com sua autobiografia e a entregaram ao Prof. Valmi.
Em seguida, os acadêmicos fizeram exercícios de relaxamento e de respiração.
Na sequência, o Prof. Valmi falou a respeito do seminário que a AEL Jorge Amado realizará no dia 07/04/2011 e que homenageará o escritor Carlos Drummond de Andrade, autor que a acadêmica Ynaê representa.
Após a explicação do Prof. Valmi, a acadêmica Ynaê declamou o poema “Bela”, a acadêmica Juliana Tieni leu o “Poema de sete faces” e o acadêmico Elízio leu o poema “Não se mate”. Todos esses poemas mencionados são do escritor Carlos Drummond de Andrade.
Depois disso, os acadêmicos assistiram ao início de um documentário a respeito de Carlos Drummond de Andrade e a reunião foi encerrada.

11/03/2011 – quinta reunião da AEL Jorge Amado da Emef Prof. Nelson Pimentel Queiroz.
Aos onze dias do mês de março, do ano de dois mil e onze, os acadêmicos da Academia Estudantil de Letras (AEL) Jorge Amado reuniram-se com os coordenadores, Prof. Valmi e Profª Maria Aparecida, no período de 11h55min às 13h25min.
No início da reunião, os acadêmicos escolheram os poemas de Carlos Drummond de Andrade que irão declamar no seminário de 07/04/2011: Katarina: “Canção Amiga”, Hohannah: “Aurora”, Thainá: “Poesia”, Juliana Tieni: “Não se mate”, Leonardo: ”Poema da necessidade”, Leandro: “Poema de sete faces”, Lucas: “Ausência”, Joyce : ”Amor é bicho instruído” e Stephani Lemos: “Falar é completamente fácil”.
Na sequência, a acadêmica Hohannah leu o poema que ela escolheu. Ele foi discutido pelos presentes. Em seguida, os acadêmicos assistiram à exibição de mais um trecho (mais ou menos trinta minutos) do documentário a respeito de Carlos Drummond de Andrade.
Após a exibição do trecho do documentário, os acadêmicos falaram a respeito do que havia chamado a atenção deles e fizeram perguntas sobre o que viram. Depois dessa discussão, um dos acadêmicos leu o poema de C.D.A. “No meio do caminho”. O poema foi discutido e analisado por todos.
Na sequência, os acadêmicos leram a biografia de Carlos Drummond de Andrade. O texto foi discutido e a reunião foi encerrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário