CERIMONIAL DA FESTA DE FUNDAÇÃO DA
AEL JORGE AMADO 13.05.10
(Uma história se conta, não se explica...) Dizeres da faixa inaugural da AEL Jorge Amado.
1 - PREPARAÇÃO DO PALCO PARA A CERIMÔNIA DE POSSE – das 10:30hs às 11:00hs - Acomodação de 30 cadeiras: para os titulares. Colocação do microfone para o mestre de cerimônias. Colocação de outro microfone fixo para as apresentações individuais. Organizar as cadeiras para os convidados. Mesa com toalha e flores.
Convidados: pais, professores, funcionários,alunos e outros.
2 - ABERTURA – das 11h00 às 11h10 - Entrada de membros da DRE-Santo Amaro presentes (anunciados pela Diretora da Diretoria Regional de Educação) e do Diretor.
3 - ENTRADA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS ( Jorge ), APRESENTAÇÃO DOS CONVIDADOS E AGRADECIMENTOS - 11h10 às 11h20
Bom dia!
É com imensa alegria que nos reunimos hoje para a realização da solenidade de fundação da Academia Estudantil de Letras Jorge Amado, da EMEF Prof Nelson Pimentel Queiroz
Agradecemos pela presença da Diretoria Regional de Educação - Santo Amaro, da supervisora da nossa EMEF, professora Marisa de Paulo Costa, das coordenadoras pedagógicas Marta e Maria Isabel, de todos os professores aqui presentes, pais, alunos. Passamos a expor os objetivos da Academia Estudantil de Letras e a relatar um breve histórico desse trabalho.
O espírito desse Projeto é construir, pouco a pouco, uma base sólida para o desenvolvimento e o aprimoramento do gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes e, ao mesmo tempo, desenvolver, paulatinamente, por meio da Literatura, valores humanos indispensáveis à edificação da auto-estima e ao convívio pacífico e solidário.
A Academia Estudantil de Letras segue, com as adaptações necessárias, os moldes de uma autêntica Academia de Letras: os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias; realizam estudos e participam das reuniões acadêmicas; organizam e apresentam seminários sobre os seus autores; “imortalizam” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da escola ao final do curso, ou por outro motivo ao longo do processo, são substituídos pelos suplentes.
O Projeto AEL encontra-se em fase de plena expansão. Além da AEL Jorge Amado que é 12ª Academia Estudantil de Letras a ser fundada em escolas da Rede Municipal, existem, ainda, mais duas academias estudantis de letras: uma na Rede Estadual de São Paulo e outra fora do estado, a AEL Poeta Antônio Francisco, em Apodi, Rio Grande do Norte.
4- ENTRADA DOS ACADÊMICOS - das 11h20 às 11h25
Dando continuidade à solenidade, anunciamos agora a entrada dos jovens acadêmicos, que tomarão posse hoje de suas cadeiras literárias, na Academia Estudantil de Letras Jorge Amado. Atenção: entram todos, pela ordem – nessa hora não são chamados pelos nomes - ocupam suas cadeiras (enquanto entram colocar uma música de fundo).
5 - INÍCIO DA SOLENIDADE - Palavras do Diretor e Hino Nacional - das 10h25 às 10h35. O diretor convida todos a cantarem o hino nacional.
6- POSSE DA DIRETORIA DA AEL JORGE AMADO para o 1º exercício – Posse dos alunos acadêmicos – Apresentações individuais – Juramento Acadêmico – Hino da Academia Estudantil de Letras Jorge Amado – das 11:35hs às 12:45hs.
Posse da Diretoria:
- Nesse momento chamamos o professor Valmi Pereira de Oliveira – orientador dos estudos literários dos alunos acadêmicos do Ciclo II, para tomar posse do cargo de Presidente da AEL Jorge Amado. (Valmi assina a posse e dirige algumas palavras aos jovens acadêmicos).
- Agora chamamos a professora Maria Aparecida Costa – orientadora dos estudos literários dos alunos acadêmicos do Ciclo II, para tomar posse do cargo de Vice-Presidente da AEL Jorge Amado (Cida assina a posse e dirige algumas palavras aos acadêmicos)
Posse dos Novos Acadêmicos: (conduzida pelo mestre de cerimônias, Jorge.)
Iniciaremos nesse momento a solenidade de Posse dos alunos acadêmicos da AEL Jorge Amado.
Para tomar posse da cadeira nº 1, de JORGE AMADO, chamamos ELIZIO............................. (E ASSIM POR DIANTE... )
O professor Valmi e a Professora Cida ficam no palco durante toda a cerimônia de posse, orientando os acadêmicos quanto à assinatura no livro de atas, recebimento dos certificados de posse e dos cumprimentos e auxiliando em alguma eventualidade.
APRESENTAÇÕES INDIVIDUAIS (Cada aluno se dirige ao público e se apresenta e recita um trecho de um poema ou texto do seu autor)
Juramento Acadêmico e Hino da AEL JORGE AMADO
(O mestre de cerimônias, Jorge, chama o Presidente da AEL Jorge Amado para conduzir o juramento de posse dos novos alunos acadêmicos. Nesse momento os alunos devem ficar de pé, em posição de muito respeito. Ao final, depois dos aplausos, o mestre de cerimônias diz, de maneira solene:
DECLARAMOS NESSE MOMENTO OFICIALMENTE FUNDADA A ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS JORGE AMADO, DA EMEF PROF NELSON PIMENTEL QUEIROZ.
E para celebrar esse momento especial convidamos a compositora Mirian Warttusch, para reger o hino de sua autoria “A HORA DO POETA
7 - Palavras de Mirian Warttusch e ORAÇÃO DA PAZ – das 11h45 às 11h50
8 – ENCERRAMENTO: A NOSSA ACADEMIA É DEMAIS – das 11h50 às 12h00
Para encerrarmos o evento, pedimos a presença da professora de música Mirian, da equipe AEL, para a apresentação do hino de todas as academias “A NOSSA ACADEMIA É DEMAIS”, também de autoria de Mirian Warttusch. Todos estão convidados a cantar conosco.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário