segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ata de Fundação da AEL J. Amado

CERIMONIAL DA FESTA DE FUNDAÇÃO DA
AEL JORGE AMADO 13.05.10

(Uma história se conta, não se explica...) Dizeres da faixa inaugural da AEL Jorge Amado.

1 - PREPARAÇÃO DO PALCO PARA A CERIMÔNIA DE POSSE – das 10:30hs às 11:00hs - Acomodação de 30 cadeiras: para os titulares. Colocação do microfone para o mestre de cerimônias. Colocação de outro microfone fixo para as apresentações individuais. Organizar as cadeiras para os convidados. Mesa com toalha e flores.
Convidados: pais, professores, funcionários,alunos e outros.

2 - ABERTURA – das 11h00 às 11h10 - Entrada de membros da DRE-Santo Amaro presentes (anunciados pela Diretora da Diretoria Regional de Educação) e do Diretor.

3 - ENTRADA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS ( Jorge ), APRESENTAÇÃO DOS CONVIDADOS E AGRADECIMENTOS - 11h10 às 11h20

Bom dia!
É com imensa alegria que nos reunimos hoje para a realização da solenidade de fundação da Academia Estudantil de Letras Jorge Amado, da EMEF Prof Nelson Pimentel Queiroz
Agradecemos pela presença da Diretoria Regional de Educação - Santo Amaro, da supervisora da nossa EMEF, professora Marisa de Paulo Costa, das coordenadoras pedagógicas Marta e Maria Isabel, de todos os professores aqui presentes, pais, alunos. Passamos a expor os objetivos da Academia Estudantil de Letras e a relatar um breve histórico desse trabalho.
O espírito desse Projeto é construir, pouco a pouco, uma base sólida para o desenvolvimento e o aprimoramento do gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes e, ao mesmo tempo, desenvolver, paulatinamente, por meio da Literatura, valores humanos indispensáveis à edificação da auto-estima e ao convívio pacífico e solidário.
A Academia Estudantil de Letras segue, com as adaptações necessárias, os moldes de uma autêntica Academia de Letras: os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias; realizam estudos e participam das reuniões acadêmicas; organizam e apresentam seminários sobre os seus autores; “imortalizam” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da escola ao final do curso, ou por outro motivo ao longo do processo, são substituídos pelos suplentes.
O Projeto AEL encontra-se em fase de plena expansão. Além da AEL Jorge Amado que é 12ª Academia Estudantil de Letras a ser fundada em escolas da Rede Municipal, existem, ainda, mais duas academias estudantis de letras: uma na Rede Estadual de São Paulo e outra fora do estado, a AEL Poeta Antônio Francisco, em Apodi, Rio Grande do Norte.

4- ENTRADA DOS ACADÊMICOS - das 11h20 às 11h25

Dando continuidade à solenidade, anunciamos agora a entrada dos jovens acadêmicos, que tomarão posse hoje de suas cadeiras literárias, na Academia Estudantil de Letras Jorge Amado. Atenção: entram todos, pela ordem – nessa hora não são chamados pelos nomes - ocupam suas cadeiras (enquanto entram colocar uma música de fundo).


5 - INÍCIO DA SOLENIDADE - Palavras do Diretor e Hino Nacional - das 10h25 às 10h35. O diretor convida todos a cantarem o hino nacional.


6- POSSE DA DIRETORIA DA AEL JORGE AMADO para o 1º exercício – Posse dos alunos acadêmicos – Apresentações individuais – Juramento Acadêmico – Hino da Academia Estudantil de Letras Jorge Amado – das 11:35hs às 12:45hs.


Posse da Diretoria:
- Nesse momento chamamos o professor Valmi Pereira de Oliveira – orientador dos estudos literários dos alunos acadêmicos do Ciclo II, para tomar posse do cargo de Presidente da AEL Jorge Amado. (Valmi assina a posse e dirige algumas palavras aos jovens acadêmicos).
- Agora chamamos a professora Maria Aparecida Costa – orientadora dos estudos literários dos alunos acadêmicos do Ciclo II, para tomar posse do cargo de Vice-Presidente da AEL Jorge Amado (Cida assina a posse e dirige algumas palavras aos acadêmicos)

Posse dos Novos Acadêmicos: (conduzida pelo mestre de cerimônias, Jorge.)

Iniciaremos nesse momento a solenidade de Posse dos alunos acadêmicos da AEL Jorge Amado.
Para tomar posse da cadeira nº 1, de JORGE AMADO, chamamos ELIZIO............................. (E ASSIM POR DIANTE... )
O professor Valmi e a Professora Cida ficam no palco durante toda a cerimônia de posse, orientando os acadêmicos quanto à assinatura no livro de atas, recebimento dos certificados de posse e dos cumprimentos e auxiliando em alguma eventualidade.

APRESENTAÇÕES INDIVIDUAIS (Cada aluno se dirige ao público e se apresenta e recita um trecho de um poema ou texto do seu autor)

Juramento Acadêmico e Hino da AEL JORGE AMADO

(O mestre de cerimônias, Jorge, chama o Presidente da AEL Jorge Amado para conduzir o juramento de posse dos novos alunos acadêmicos. Nesse momento os alunos devem ficar de pé, em posição de muito respeito. Ao final, depois dos aplausos, o mestre de cerimônias diz, de maneira solene:

DECLARAMOS NESSE MOMENTO OFICIALMENTE FUNDADA A ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS JORGE AMADO, DA EMEF PROF NELSON PIMENTEL QUEIROZ.

E para celebrar esse momento especial convidamos a compositora Mirian Warttusch, para reger o hino de sua autoria “A HORA DO POETA


7 - Palavras de Mirian Warttusch e ORAÇÃO DA PAZ – das 11h45 às 11h50


8 – ENCERRAMENTO: A NOSSA ACADEMIA É DEMAIS – das 11h50 às 12h00

Para encerrarmos o evento, pedimos a presença da professora de música Mirian, da equipe AEL, para a apresentação do hino de todas as academias “A NOSSA ACADEMIA É DEMAIS”, também de autoria de Mirian Warttusch. Todos estão convidados a cantar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário