domingo, 21 de março de 2010

PROJETO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS “JORGE AMADO”

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SANTO AMARO

(O projeto AEL foi concebido e posto em prática, originalmente, pela profª Sueli Gonçalves Fonseca, em 2005 na EMEF-Pe. Antonio Vieira)

EMEF PROFESSOR NELSON PIMENTEL QUEIROZ


PROJETO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS “JORGE AMADO”

Professores envolvidos:
Valmi Pereira de Oliveira – Professor de Ens. Fund. II História/
Maria Aparecida Costa – Professora de Ens. Fund. II Português/
Período de realização:
Início: 12.02.2010
Término: 15/12/2010

APROVADO PELO CONSELHO DE ESCOLA EM 26/02/2010



JUSTIFICATIVA

O Projeto justifica-se pela necessidade de, em consonância com o Programa Ler e Escrever, estimular o prazer pela leitura, aprimorando as competências leitoras de nossos alunos. Ao mesmo tempo, justifica-se pela importância de otimizar os espaços e tempos escolares, criando oportunidade de implantação de atividade extracurricular, proporcionando ao jovem condições de desenvolvimento de suas habilidades bio-psico-sociais.
Neste sentido, dentro da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Academia Estudantil de Letras preocupa-se em oferecer aos estudantes atividades de leitura, no período posterior ao horário regular de aulas, possibilitando maior inserção social do jovem, propiciando um espaço de vivência, atrelado ao desempenho e freqüência escolar, onde possam participar de processos de organização do coletivo, convivendo com os diferentes graus de participação em função das características pessoais.
Por outro lado, a socialização através de Reuniões de leitura, que este Projeto proporciona, credencia o grupo-Escola a promover e participar de eventos promovidos por diversas entidades e Escolas, envolvendo a comunidade e aumentando a integração entre a Escola e a família, um item sempre perseguido pelo Projeto Pedagógico da Unidade.
O Projeto justifica-se, ainda, como uma proposta de democratizar as práticas sociais de leitura, levando o aluno a ler o mundo sob um prisma diferente do seu cotidiano, ao mesmo tempo em que oferece uma alternativa de enriquecimento pessoal e acesso a bens culturais socialmente produzidos.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no jovem o prazer pela leitura, tornando-o um leitor crítico e competente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Criar o hábito de leitura;
. Promover o contato do jovem com textos poéticos e em prosa, atuais ou não, de reconhecido valor literário que sirvam de mote à criação de produções autênticas;
. Criar o hábito de disciplina para o estudo, por meio de cumprimento de horários às reuniões e exigência de justificativas para eventuais faltas aos compromissos acadêmicos assumidos;
. Contribuir para a edificação do espírito de solidariedade, na medida em que os conhecimentos adquiridos são compartilhados e as pesquisas acerca dos diversos autores e sua obra são discutidas e assimiladas coletivamente;
. Promover desenvoltura no ato de falar em público, num processo gradativo de autoconfiança e realização;
. Relacionar diretamente a biografia dos autores, no contexto histórico de cada um, com o entendimento da realidade estudada, em comparação com o momento atual;
. Realizar excursões de caráter notadamente cultural, tais como: visitas a cinemas, teatros, museus, exposições de arte, saraus, feiras de livros, etc.;
. Estimular a participação dos pais e da comunidade escolar em todos os eventos promovidos pela AEL;
. Realizar concursos literários, Semana Cultural, peças teatrais, exibição de filmes em DVD, gincanas culturais;
. Apoiar toda e qualquer manifestação de arte dentro da Escola, envolvendo não só os acadêmicos, mas também todos os demais alunos;
. Convidar escritores, poetas e artistas como forma de incentivo e desmistificação, tornando real uma aproximação entre eles e os acadêmicos;
. Promover e difundir o protagonismo juvenil;
. Zelar, de todas as formas, para que a perenidade que caracteriza uma Academia de Letras seja mantida;


RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se a consolidação da AEL “Jorge Amado” e o aumento da participação de alunos do Ensino Fundamental I no Projeto.
Simultaneamente, espera-se aprofundar os estudos sobre os autores escolhidos pelos alunos e que representam as cadeiras literárias. Estes estudos deverão resultar em seminários mensais, procurando contagiar toda comunidade escolar para a arte literária.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A partir do 4º ano do Ciclo I até o 4º ano do Ciclo II, todos os alunos interessados poderão participar da Academia de Letras como titulares, suplentes (de cadeiras já existentes ocupadas por titulares) ou aspirantes (a cadeiras novas).
Todos os alunos da Escola, sem exceção, podem freqüentar a Academia Estudantil de Letras como simpatizantes.
A AEL – Academia Estudantil de Letras – segue, com as adaptações necessárias, os moldes de uma autêntica Academia de Letras:
Os trabalhos acadêmicos serão orientados pelos Professores:
* No Ciclo II: "Valmi Pereira de Oliveira e Maria Aparecida Costa que executarão as ações pertinentes:
- direcionar pesquisas literárias, assinar documentos, estabelecer contatos com autores, divulgar eventos, zelar pelo êxito dos encontros acadêmicos, confeccionar convites, gerenciar blog específico para divulgação do Projeto a entidades educacionais ou comunidades afins na Internet, montar juntamente com os alunos o Jornal literário, registrar eventos, realizar palestras, conceder entrevistas e promover excursões culturais.
Os orientadores do Projeto deverão organizar ações para que:
Os estudantes escolham patronos e ocupem cadeiras literárias, realizem estudos e participem de reuniões acadêmicas; organizem e apresentem seminários sobre seus autores; “imortalizem” os seus patronos, na medida em que, ao saírem da Escola, ao final do curso ou por outro motivo relevante, sejam substituídos pelos suplentes que, a partir do momento em que decidem sê-lo, já passem a freqüentar a Academia e a acompanhar os titulares nos estudos, para posteriormente assumirem a cadeira pretendida;
O ritual do aluno acadêmico consiste em participação obrigatória em uma reunião semanal, com o devido registro em ata, para estudos de Literatura, leituras interpretativas, contextualização histórica, escolha de textos e ensaios; participação obrigatória em reunião mensal, em dia pré-determinado pelo grupo de professores da Escola, com a presença de um escritor ou representante do meio artístico-literário; elaboração e apresentação de seminário sobre a vida e a obra do seu respectivo patrono; comparecimento a eventos culturais; produção de autobiografia literária.
As reuniões acadêmicas com os estudantes serão semanais, sempre às sextas-feiras, das 11h50 às 13h20.


AVALIAÇÃO

O projeto será registrado em livro Ata, constando as pautas de reuniões, bem como seus registros reflexivos, e assinaturas dos participantes, e replanejado, sempre que necessário.
A avaliação será contínua, realizada por todos os participantes, inclusive alunos, ao longo do ano; e sintetizada formalmente em livro Ata, ao final de cada semestre, com vistas ao redimensionamento do projeto.

CRONOGRAMA:
. Todas às sextas-feiras: Reuniões com alunos participantes e Professores Orientadores do Projeto das 11h50 às 13h20.

Pagamento em JEX: 02 h/a semanais aos Professores participantes do Projeto.


ALUNOS JÁ INSCRITOS NO PROJETO

CICLO II

ALUNOS SÉRIE
1.Ana Carolina Pires Matos 5ª A
2.Caio Alves Vieira 5ª A
3.Fernando Loi Rosa Santos 5ª A
4.Luana da Silva Dias 5ª A
5.Mayara de Oliveira Pereira 5ª A
6.Wesley Wolff 5ª A
7.Tábata Caveni Pereira 5ª A
8.Alexsandro Alves Pereira 5ª B
9.Elíseo Manoel Pereira Silva 5ª B
10.Filipe Santana Silva 5ª B
11.Henrique Kauê Pontes 5ª B
12.Katarina Inácio dos Santos 5ª B
13.Matheus Otávio Feliciano 5ª B
14.Guilherme da Silva Nascimento 5ª C
15.Ynaê de Almeida Pimentel 5ª C
16.Carlos Eduardo Viana Fonseca 5ª C
17.Hohannah Barbosa da Cruz 5ª C
18.Manuela Aulicino 5ª C
19.Thiago Borba de Oliveira 5ª C
20.Guilherme Mega Silva 5ª C
21.Alexandre Henrique dos Santos 5ª C
22.Beatriz Lima Silva 5ª D
23.Felipe Silva de Almeida 5ª D
24.Thayani Barbosa de Almeida 5ª D
25.Augusto César Gonçalves Almeida 5ª D
26.Matheus Landim Muniz da Silva 5ª D
27.Natalia Vargas dos Santos 5ª D
28.Sarah Silva 6ª A
29.Gabriella Borba da Silva 6ª A
30.Cássia Vitória Penha de Souza 6ª B
31.Mireli Ferreira de Souza 6ª B
32.Danielle dos Santos 7ª B
33.Suellen Santos da Silva 7ª C
34.Sabrina Santos da Silva 7ª C
35.Karen Caroline Resende 8ª A
36.Manuela Cristina Faria Tavares 8ª C
37.Anita Alessandra Andrade da Silva8ª C


PARECER DA EQUIPE GESTORA

Tendo em vista:
-a proposta pedagógica da unidade educacional;
-as metas traçadas pelo Programa Ler e Escrever;
-a importância de estimular o prazer pela leitura, aprimorando as competências leitoras de nossos alunos;
-a importância de ações culturais que promovam o protagonismo juvenil;
-a importância de otimizar os espaços e tempos escolares, criando oportunidade de implantação de atividade extracurricular,
-a Equipe Gestora avalia como favorável a realização do presente Projeto.

Um comentário:

  1. Parabéns, AEL JORGE AMADO!
    Estive na escola hoje e conheci os jovens acadêmicos. Lindos!!!
    Parabenizo todos pela iniciativa, estou muitíssimo feliz com a expansão do Projeto para a DRE Santo Amaro e desejo MUITO SUCESSO e todas as alegrias que tenho vivenciado com a AEL.
    Parabenizo, especialmente, os professores Valmi e Maria Aparecida.
    Quanto ao primeiro, é meu amigo e fundador da AEL Machado de Assis, na EMEF Silvio Fleming.
    Obrigada por acreditarem - como eu - nesse sonho incrível!

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